Entre os dias 3 e 6 de novembro de 2025, foi realizado o III Seminário Internacional GeoÁfrica, com o tema central “Áfricas em Movimentos: Espaços e Sociedades na África Subsaariana”. O evento, organizado pelo grupo GeoÁfrica (PPGG/UFRJ) em colaboração com o Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA) e outras instituições parceiras, reuniu pesquisadores em formato híbrido para debater as dinâmicas e desafios contemporâneos do continente.
A Rede de Estudos Africanos em Segurança e Defesa (AFRICANET), juntamente com as instituições associadas ao projeto de pesquisa “Segurança e Defesa na África” (financiado pelo Programa Pró-Defesa V – Ministério da Defesa/CAPES), tiveram participação na programação científica do evento.
No dia 4 de novembro, o pesquisador e coordenador da rede, Prof. Dr. Igor Castellano da Silva (UFSM), foi palestrante convidado da Mesa 7: “Crises Políticas, Segurança e Defesa na África Subsaariana”. Em sua fala, intitulada “Perspectivas Pós-coloniais sobre Segurança e Defesa na África”, o professor trouxe contribuições críticas para a compreensão das atuais arquiteturas de segurança no continente. A mesa, mediada por Rafaela Pinto Serpa (UFRGS), também pesquisadora da rede, aprofundou os debates sobre temas urgentes, incluindo respostas à guerra híbrida e as crises de legitimidade política na África Ocidental.
O seminário sediou painéis sobre os eixos geopolíticos que definem o presente e o futuro de África. Entre os destaques que contaram com a presença de pesquisadores/as da AFRICANET estiveram a Mesa 10: Entre o Ocidente e o Oriente: as atuações de China e EUA na África, mediada por Isabella Cruzichi (UFRGS), que analisou a influência das potências globais, e a Mesa 15: Geopolítica dos Conflitos dos Africanos, mediada por Vinicius Baldissera (UFRGS), que trouxe análises cruciais sobre as dinâmicas em Cabo Delgado (Moçambique) e na região dos Grandes Lagos.
A participação no evento reforça o compromisso da rede em construir e fomentar a pesquisa e o debate qualificado sobre segurança e defesa no continente africano.
Para saber mais sobre a programação completa, acesse o site oficial do evento clicando aqui.
Texto: Mnda. Eduarda Magagnin De Conto
Revisão: Prof. Igor Castellano da Silva