Segurança e Defesa na África: Características, Mudanças e Impactos no Entorno Estratégico Brasileiro

O projeto “Segurança e Defesa na África : Características, Mudanças e Impactos no Entorno Estratégico Brasileiro” tem como objetivo analisar as dinâmicas de segurança e defesa do continente africano, com foco em seus impactos para o Brasil. A pesquisa investiga as principais estruturas, características e políticas de Segurança e Defesa da África, seus reflexos sobre o Entorno Estratégico brasileiro e as possibilidades de ação para o Brasil em diferentes cenários.
De caráter interdisciplinar, o projeto reúne instituições civis e militares brasileiras, incluindo o PPGRI/UFSM, PPGCP/UFRGS, PPGM/ECEME e PPGGEO/UFRR, além de contar com a participação de parceiros internacionais na África do Sul, Moçambique, Cabo Verde, Canadá, Argentina, entre outros. A pesquisa busca compreender as dinâmicas geopolíticas, parcerias estratégicas e políticas de defesa no continente africano, avaliando seus impactos para o Brasil e explorando alternativas para a atuação estratégica do país na região.
Com duração de 60 meses (2024-2029), o projeto visa fortalecer a formação acadêmica e técnica em temas de defesa, promovendo seminários internacionais, artigos científicos e a formação de mestres, doutores e pós-doutores. Além disso, busca consolidar a Rede de Estudos Africanos sobre Segurança e Defesa (AFRICANET), contribuindo para o avanço da pesquisa acadêmico-científica e para a formulação de políticas públicas voltadas à Defesa Nacional.
O projeto é apoiado pelo Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa V), uma parceria entre o Ministério da Defesa (MD) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Brasil.