Resumo
Resumo do Painel: A compreensão das relações internacionais contemporâneas passa, obrigatoriamente, pela análise das relações da África, seja dos Estados africanos entre eles, seja das relações com o resto do mundo. A proposta deste painel é discutir as diferentes dimensões dessas relações, tanto os aspectos domésticos que influenciam o posicionamento internacional, quanto às relações extra africanas, passando pela análise dos condicionantes históricos desses processos.
Palavras-chave: África; política de defesa; política externa.
A Rede de Estudos Africanos sobre Segurança e Defesa (AFRICANET) tem a honra de convidar pesquisadores a submeterem trabalhos para o painel “África: Dinâmicas Internas e Inserção Internacional” no V Encontro Regional Sul (V ERABED SUL). O painel será apresentado no Eixo Temático 3: Segurança Internacional, Geopolítica e Forças Armadas e a apresentação ocorrerá de forma presencial.
O evento será realizado em modalidade híbrida (remota e presencial) nos dias 21 e 22 de outubro de 2025, no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre-RS, com o tema geral “Soberania e Defesa Nacional frente a uma Era de Rivalidades”.
Este painel é um espaço dedicado à discussão das dinâmicas de segurança e defesa do continente africano e seus reflexos para o Brasil. Busca-se por análises que explorem as estruturas, políticas e as parcerias estratégicas que moldam a segurança regional na África, avaliando como esses cenários impactam o entorno estratégico brasileiro.
O objetivo do painel é apresentar as pesquisas desenvolvidas no âmbito da AFRICANET, financiada pelo Programa Pró-Defesa V (Ministério da Defesa/CAPES). Por isso, a prioridade é dada a propostas de pesquisadores (docentes), com a possibilidade de trabalhos com co-autoria de mestrandos e doutorandos vinculados à ele. É permitida a coautoria com estudantes orientados, que também podem fazer a apresentação do trabalho. Caso o número de propostas prioritárias não seja suficiente, o painel será aberto para trabalhos de mestrandos e doutorandos como autores principais, fortalecendo a diversidade e a abrangência das discussões.