Book

Livro: Geografia em Roraima: Um Tributo a Altiva Barbosa da Silva

A presente obra trata-se de um constructo intelectual de homenagem em vida à geógrafa, professora e pesquisadora, Dra. Altiva Barbosa da Silva, mulher e mãe que muito habilmente concilia a delicadeza de uma leve e generosa vivência ao brilhantismo de uma dedica carreira profissional no campo da educacional da Geografia.
Matriarca do pensamento geográfico no estado de Roraima, a ilustríssima Dra. Altiva Barbosa da Silva é cortejada neste livro por um conjunto de pesquisadores que partilharam de sua vívida presença, marcada pelo diálogo e um carinhoso respeito profissional, repercutindo sempre em um dinâmico enriquecimento ímpar na vida e de suas formações acadêmicas e profissionais.
O livro “Geografia em Roraima: Um tributo a Altiva Barbosa da Silva”, oferece uma panorâmica imersão no campo epistemológico da Geografia, tomando como referência um tripé analítico sobre o Ensino da Geografia, a Geografia Urbana e a Geografia Política, que sintetiza os focos de contribuição da homenageada à práxis geográfica.
Estruturada em nove capítulos, a presenta obra adota um recorte metodológico caracterizado pelo uso de um convergente método dedutivo que manifesta uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins, e por uma agenda de estudos identificada pela natureza qualitativa quanto aos meios que reverbera discussões e reflexões geográficas no estado de Roraima sob o prisma teórico-empírico.
A conjugação dos capítulos neste livro de coletânea se fundamenta no pluralismo e no ecletismo do pensamento geográfico como paradigma teórico e no dedutivismo como abordagem metodológica, utilizando-se da revisão bibliográfica e documental como procedimento de levantamento de dados e da hermenêutica geográfica e das análises gráfica, iconográfica e geoespacial como procedimentos na análise e interpretação de dados.
Em função das discussões temáticas apresentadas ao longo dos capítulos, este livro torna-se indicado para um amplo público leitor, composto, tanto por leigos no campo da Geografia, quanto por acadêmicos e especialistas, justamente ao conciliar teoria e prática a partir de uma didática abordagem sobre fatos relevantes na realidade contemporânea no estado de Roraima.
Ao combinar análise e reflexão, teoria e empiria, os capítulos do presente livro apresentam análises, reflexões e discussões que transversalmente abordam temas e estudos de caso que são reflexivos aos principais eixos de trabalho e de contribuição da encantadora Dra. Altiva Barbosa da Silva, propiciando um momento ímpar para o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de novas aprendizagens sobre o pensamento geográfico.

Livro: Geopolítica & Relações Internacionais: Agendas Empíricas

A difusão dos estudos da Geopolítica no século XIX tem sido complementada desde o século XX por uma ampla propagação da área das Relações Internacionais, o que repercute em um convergente diálogo epistêmico no século XXI, no âmbito das pesquisas científicas e das atuações profissionais, para descrever e prescrever linhas de ação sobre as agendas empíricas contemporâneas no mundo.
Destarte, o objetivo do presente livro é discutir agendas que têm adquirido crescente relevância empírica, partindo de estudos de casos multitemáticos em distintos territórios no globo os quais tomam como referência uma leitura pautada por plurais recortes teórico-metodológicos que valorizam a multidisciplinaridade a partir de uma leitura conduzida pelos campos epistêmicos da Geopolítica e das Relações Internacionais.
Os estudos apresentados nesta obra estão alicerçados em um panorâmico mapeamento de temas que são discutidos e teoricamente fundamentados no estado da arte nos campos da Geopolítica e das Relações Internacionais por meio de variadas abordagens, técnicas e procedimentos metodológicos de levantamento e análise de dados, caracterizados por uma natureza qualitativa quanto aos meios e por uma abordagem exploratória e descritiva quanto aos fins.
Neste sentido, as discussões e resultados apresentados ao longo deste livro somente foram possíveis de estruturação em razão de um trabalho coletivo focalizado em agendas temáticas das áreas Geopolítica e Relações Internacionais por vinte e quatro pesquisadoras e pesquisadores com distintas formações acadêmicas e expertises profissionais, oriundos de distintas macrorregiões estados brasileiros.
A organização deste livro, “Geopolítica & Relações Internacionais: Agendas Empíricas”, em quatorze capítulos, traz consigo relevantes estudos de casos relacionados a uma pluralidade de temas em diferentes espacializações e periodizações, os quais refletem o paradigma da complexidade contemporâneo no mundo em que se manifestam distintos campos de poder materializados por múltiplos atores.
Alicerçado em estudos que combinam uma natureza empírica com um rigor teórico-metodológico, o livro trata-se de uma obra indicada para estimular o leitor a reflexões e ao debate, possuindo reverberação, descritiva e prescritiva sobre as agendas abordadas a partir do olhar epistêmico geopolítico e internacionalista, atendendo assim aos interesses de leitura para, tanto um público geral, quanto um público de especialistas e profissionais detas áreas.
Com base nas discussões apresentadas nesta obra, por meio de uma didática abordagem e uma fluida linguagem, este livro é indicado a um potencial amplo público leitor, corroborando assim para a produção de novas informações e conhecimentos sobre temas empíricos dos campos da Geopolítica e Relações Internacionais, a partir de instigantes estudos representativos na realidade empírica contemporânea.

Livro: Saúde Pública: Temas Emergentes

O objetivo do presente livro é discutir temas que têm adquirido crescente relevância no campo da Saúde Pública, partindo de estudos de casos relacionadas à promoção de estratégias de diagnóstico, prevenção e solução de problemas, distúrbios e doenças físicas e mentais, os quais tomam como referência uma leitura pautada por plurais recortes teórico-metodológicos que valorizam a multidisciplinaridade.
A reflexão empreendida sobre o contemporâneo estado da arte da Saúde Pública foi empreendida no contexto empírico da realidade social, alicerçando-se em um panorâmico mapeamento de temas que são estudados por meio de variadas abordagens, técnicas e procedimentos teórico-metodológicos de natureza qualitativa quanto aos meios e natureza exploratória e descritiva quanto aos fins empreendidos.
Neste sentido, as discussões e resultados apresentados ao longo deste livro somente foram possíveis de estruturação em razão de um trabalho coletivo focalizado em agendas temáticas da área de Saúde Pública por trinta e oito pesquisadores com distintas formações acadêmicas e expertises profissionais, oriundos das macrorregiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, bem como da Colômbia, o que propiciou um olhar diferenciado sobre seus impactos na sociedade.
A organização deste livro, “Saúde Pública: Temas Emergentes”, em onze capítulos, traz consigo relevantes discussões e experiências regionais, relacionadas ao papel e à importância que a Saúde Pública possui, como campo epistêmico simultâneo de pesquisas e atuação profissional para descrever e prescrever linhas de ação para um conjunto de diferentes atores em distintas realidades empíricas da sociedade.
Alicerçado em estudos que combinam uma natureza empírica e teórica, o livro trata-se de uma obra indicada para estimular o leitor a reflexões e ao debate, possuindo reverberação, descritiva e prescritiva sobre as agendas teóricas e empíricas sociais a partir do olha epistêmico da Saúde Pública, atendendo assim aos interesses de leitura para, tanto um público geral, quanto um público de especialistas e profissionais que atua na própria área.
Com base nas discussões apresentadas nesta obra, por meio de uma didática abordagem e uma fluida linguagem, este livro é indicado a um potencial amplo público leitor, corroborando assim para a produção de novas informações e conhecimentos sobre a Saúde Pública contemporânea, a partir de estudos representativos nos planos teórico e empírico que podem potencializar novas apreensões sobre a temática.

Livro: Psicologia: Temas Emergentes

O presente livro tem o objetivo de apresentar um mapeamento multitemático sobre o campo acadêmico e profissional da Psicologia no Brasil por meio de uma agenda diversificada de estudos que valoriza a pluralidade temática, metodológica e teórica do pensamento ao promover capilaridade para o discurso de profissionais e pesquisadores que compartilham ricas experiências e estudos de casos.
Os estudos apresentados nesta obra revelam que houve um criterioso trabalho de pesquisa científica que levou em consideração, tanto a especificidade das realidades locais em diferentes estados brasileiros do Norte ao Sul do país, quanto a complementaridade comparativa de um trabalho coletivo desenvolvido por meio de uma rede nacional de profissionais e pesquisadores que atuam no campo da Psicologia.
As discussões e resultados apresentados ao longo deste livro somente foram possíveis de estruturação em razão de uma agenda de pesquisa compartilhada por trinta e quatro pesquisadoras e pesquisadores brasileiros de distintas instituições públicas e privadas de ensino superior, o que oportunizou um olhar diferenciado sobre o campo epistemológico da Psicologia a partir das diferentes lentes existentes dentro do país.
Intitulado como “Psicologia: Temas Emergentes”, este livro aborda relevantes discussões e experiências regionais relacionadas ao campo epistêmico da Psicologia no contexto brasileiro contemporâneo, por meio de treze capítulos que exploram estudos de natureza empírica e teórica, os quais combinam a hibridez do rigor científico com a familiaridade de uma abordagem didática não afeita a jargões e tecnicismos.
A construção dos estudos desta obra foi fundamentada em um convergente uso do método dedutivo, por meio de estudos exploratórios, descritivos e analíticos de natureza predominantemente qualitativa, a despeito do uso de diferentes recortes e paradigmas em cada um dos capítulos, conferindo assim plasticidade científica através de uma plural e dialógica agenda teórico-metodológica.
Com base nas discussões temáticas apresentadas, esta obra atende aos interesses de leitura de um potencial amplo público, composto por, tanto pessoas leigas ávidas pela aprendizagem, quanto um público de especialistas e profissionais que buscam atualização científica, uma vez que corrobora para a produção de novas informações e conhecimentos sobre a Psicologia no Brasil, enquanto um campo epistêmico de atuação profissional e de pesquisas.
Em nome de todos os pesquisadores envolvidos na estruturação deste livro, comprometidos com o desenvolvimento científico e profissional da Psicologia, convidamos você leitor(a) para explorar conosco este rico campo epistêmico em plena e emergente construção no Brasil, pois urge a necessidade de avançarmos com análises mais abertas ao debate e à pluralidade teórico-metodológica.

Livro: Humanidades: Temas Emergentes

O campo das Humanidades é composto por um amplo espectro de ramificações filosóficas e científicas de estudo e atuação profissional sobre a sociedade e as relações humanas, cuja origem remonta à Grécia Antiga, com base nas contribuições da Filosofia, evoluindo com o Iluminismo e a emergência de abordagens científicas, até se chegar à consolidação de diferentes teorias e metodologias.
Partindo da apreensão das Humanidades como um campo epistêmico de ação profissional e de reflexão filosófica e científica, esta livro apresenta uma contemporânea abordagem metodológica multidisciplinar que visa analisar com propriedade e rigor, mas sem o uso de jargões técnicos, a complexidade existente nas dinâmicas humanas, seja na realidade material, seja no próprio pensamento e na projeção de ideias.
Os debates apresentados nesta obra somente foram possíveis de estruturação em função de um colaborativo esforço articulado por quarenta e oito pesquisadoras e pesquisadores com distintas formações acadêmicas e expertises profissionais, os quais trabalharam em uma rede nacional de investigação científica para fomentar a expansão da fronteira do campo epistêmico das Humanidades no Brasil.
Ao longo de quatorze capítulos, este livro, intitulado “Humanidades: Temas Emergentes”, propicia uma imersão a relevantes estudos de natureza teórica e empírica sobre diferentes temáticas e estudos de casos, contribuindo para uma apreensão panorâmica sobre as agendas de estudo científico, diferentes paradigmas analíticos e recortes metodológicos do campo das Humanidades.
Alicerçado em estudos que combinam uma natureza empírica e teórica, o livro trata-se de uma obra indicada para estimular o leitor a reflexões e ao debate, possuindo reverberação, descritiva e prescritiva sobre os espaços de atuação de diferentes profissionais na realidade, atendendo assim aos interesses de leitura para, tanto um público geral, quanto um público de especialistas e profissionais interessados pela temática.
Com base nas discussões apresentadas nesta obra, por meio de uma didática abordagem e uma fluida linguagem, este livro é indicado a um potencial amplo público leitor, corroborando assim para a produção de novas informações e conhecimentos humanísticos, a partir de estudos representativos nos planos teórico e empírico que podem potencializar uma maior criticidade sobre os planos da realidade e das ideias.

Capítulo de Livro: A Convergência Entre os Direitos Humanos e o Direito Internacional Humanitário no Combate ao Terrorismo

O artigo busca destacar a importância da cooperação internacional para os desafios ligados no combate ao Terrorismo e evidencia o quão convergente são os princípios dos Direitos Humanos ao Direito Internacional Humanitário. Dentro do Direito Internacional, os Direitos Humanos assumem uma posição de visível importância na tutela dos direitos fundamentais de todos os indivíduos, desde a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, onde busca estabelecer alguns padrões universais que vinculam os Estados a obrigações direcionadas à preservação da dignidade humana. A convergência entre o Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Direito Constitucional evidencia-se com grau elevado de notoriedade em diversas constituições nacionais, tendo a do Brasil (1988) como um exemplo para várias outras que dialoguem com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Capítulo de Livro: Revolutions and International Relations – Marxism Contributions and Failures

Where is Marxism in International Relations? The answer lies in this collective work by Brazilian authors who have looked to Marxist theory for an alternative perspective, and therefore outside the dominant ideas in the field, to analyse International Relations. Specifically, the answer is divided into themes: key ideas by Marx and Engels for IR, Marxist thinkers as IR theorists, Marxist theories on imperialism, and the Latin-American theory on dependency. With the end result, this book adds to the international intellectual efforts to criticize and overcome capitalism.

Livro: A Vitória

Nos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, A vitória: como a União Soviética salvou a civilização do capitalismo totalitário, do historiador Paulo Fagundes Visentini, resgata o papel decisivo da URSS na derrota do nazismo, o capitalismo em sua forma totalitária, como define o autor. Em contraponto à narrativa que minimiza o protagonismo soviético — e que hoje ganha novo fôlego graças ao acirramento da disputa geopolítica —, A vitória oferece uma reinterpretação crítica do conflito, combinando rigor histórico e urgência política.
Visentini propõe uma nova periodização da guerra, focando no embate interimperialista, na crise econômica dos anos 1930, base para a ascensão do fascismo, e na oposição do bloco capitalista à União Soviética. Além disso, traça um paralelo entre a industrialização acelerada da URSS, que se transformou em potência em duas décadas, e a estagnação do capitalismo, mergulhado no colapso após 1929 e dividido entre conter a Alemanha nazista e seu inimigo principal, o socialismo.
O autor revela que a política de apaziguamento das democracias liberais foi essencial para a expansão nazista e conduziu a eventos largamente mal interpretados, como o Pacto Molotov-Ribbentrop, assim como dá sentido a desenvolvimentos posteriores como o contraste entre a desnazificação radical ocorrida na zona soviética e a integração dos nazistas que marcou a zona ocidental.
Nesse cenário, a resistência soviética surge como o fator que impediu o triunfo do fascismo e a derrocada dos chamados valores ocidentais. Uma vitória alcançada com custo humano terrível, que alterou o equilíbrio mundial, forçou o reconhecimento da Revolução de 1917, pavimentou o caminho para a Guerra Fria e, em igual medida, tendo em vista a devastação imposta à URSS, moldou a reconstrução deformada do país socialista.
O espectro dos anos 1930 paira sobre século XXI. A atual demonização da Rússia, a radicalização política e as divisões ideológicas reacendem o risco de um conflito global, uma repetição de erros que levaram o mundo ao abismo. Este pequeno livro, primeiro número da coleção Combates, é uma contribuição não apenas para a memória histórica, mas também para o entendimento das raízes de questões que estão na ordem do dia.

Scroll to Top