Revista Debates Lança Dossiê sobre África e Pós-Hegemonia

Em um esforço para descentralizar as narrativas geopolíticas globais, a Revista Debates publicou o dossiê “A África na construção de um mundo pós-hegemônico”. O lançamento é fruto de uma iniciativa da Rede de Estudos Africanos em Segurança e Defesa (AFRICANET), juntamente com as instituições associadas ao projeto de pesquisa “Segurança e Defesa na África” (financiado pelo Programa Pró-Defesa V – Ministério da Defesa/CAPES), consolidada durante as discussões do II Seminário Internacional CEBRAFRICA/PRAME, o I Seminário Internacional Pró-Defesa V e o Seminário Internacional de Ciência Política cuja realização se deu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, nos dias 27 e 28 de março de 2025. Como ressaltado pela organizadora e pesquisadora da AFRICANET, Profa. Dra. Analúcia Danilevicz Pereira, o dossiê tem como propósito:

“(…) analisar o papel da África na construção de um mundo pós-hegemônico, articulado às grandes questões de Segurança e Defesa no continente, este dossiê apresenta os resultados dos debates ocorridos em março de 2025, no II Seminário Internacional do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (Cebrafrica), da UFRGS, em parceria com o Pôle de Recherche sur l’Afrique et le Monde Émergent (Prame), da Universidade de Montreal. Paralelamente, ocorreram o I Seminário Internacional Pró-Defesa V (Capes) e o Seminário Internacional de Ciência Política (PPGCP), no qual se discutiu a produção acadêmica dos estudantes africanos em Ciência Política no Brasil e sua contribuição para aprofundar a análise da África contemporânea. O evento, além de fomentar o intercâmbio científico entre pesquisadores nacionais e internacionais, atuou no sentido de fortalecer as redes de cooperação acadêmica.”

O volume chega em um momento crucial, em que as estruturas tradicionais de poder global são questionadas e o continente africano emerge não apenas como espectador, mas como arquiteto ativo de novas ordens políticas, econômicas e sociais.

Destaques da Publicação

O dossiê reúne pesquisadores da AFRICANET nacionais e internacionais para analisar o papel da África sob diversas lentes:

  • Analúcia Danilevicz Pereira (UFRGS): além de assinar a apresentação e organização, contribui com uma análise sobre a Rússia como parceira da África e a estratégia afro-eurasiana;
  • Paulo Visentini (UFRGS): examina a transição da África da globalização neoliberal para o protagonismo na multipolaridade instável;
  • Igor Castellano da Silva (UFSM): reflete sobre a transição hegemônica e segurança africana, trazendo lições dos estudos de segurança pós-colonial;
  • Frédéric Monié (UFRJ): oferece uma análise multidimensional sobre os sistemas de crises e conflitos no Sahel central, região estratégica do continente;
  • Vlademiro Salvador Furtado (Unilab): discute a governança multinível e o papel da mídia no desenvolvimento da África Ocidental.

“Este dossiê não é apenas uma coleção de artigos acadêmicos; é um manifesto intelectual que posiciona a África no centro do debate sobre o futuro da governança global,” destaca o editorial da edição.

A edição do dossiê v. 19 n. 2 (2025) já está disponível para consulta e download gratuito no site da Revista Debates (acesse aqui).

Texto: Mnda. Eduarda Magagnin De Conto

Revisão: Prof. Igor Castellano da Silva

Scroll to Top